quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Exposição das obras do mestre Guarany em Santa Maria da Vitória!


A Sociedade Filarmônica Lira do Corrente na abertura da Exposição fez a abertura da Exposição e Mostra Audiovisual Carrancas A Arte Barranqueira do Mestre Guarany com a apresentação de três peças musicais: Dobrado Sinfônico Para Todos do músico santamariense Mestre Ambrósio, numa reeleitura de Clodomir Morais e reeditada pelo maestro da Lira do Corrente, Jailton Sousa. O público ouviu, ainda, Tropicalia e Os Boêmios.








A Exposição e Mostra Audiovisual Carrancas: A Arte Barranqueira do Mestre Guarany propõe um ambiente de intervenções que se compõe da mistura entre elementos da arte popular, das tradições culturais, do audiovisual e do cotidiano das populações da Bacia do Corrente.
A exposição das carrancas – figuras de proa utilizadas nas embarcações que navegavam o Velho Chico na primeira metade do século XX – quer resgatar uma manifestação singular da arte brasileira, encontrada apenas no Rio São Francisco.
O Rio São Francisco – que os indígenas chamam Opará – é também a principal via de comunicação das populações ribeirinhas, sendo sua cultura barranqueira. Na região demarcada pelas corredeiras de Pirapora e a cachoeira de Paulo Afonso, entre as porções mais navegáveis do São Francisco, está a Bacia do Corrente, onde das mãos do carranqueiro Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany surgiram as belezas misteriosas das Carrancas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário